As últimas notícias e informações
sobre revalidação simplificada

Nosso blog dedicado a descomplicar o universo
da revalidação de diplomas de medicina

As últimas notícias e informações
sobre revalidação simplificada

Nosso blog dedicado a descomplicar o universo
da revalidação de diplomas de medicina

Edital UFMT Tramitação Simplificada Após 6 Meses de Espera, o que Fazer

Edital UFMT Tramitação Simplificada: Após 6 Meses de Espera, o que Fazer?

Em 19 de agosto de 2022, a Universidade Federal do Mato Grosso publicou seu primeiro edital ordinário de revalidação na modalidade simplificada.

A UFMT – Universidade Federal do Mato Grosso foi criada em 10 de dezembro de 1970 e é uma das universidades públicas mais tradicionais do país em revalidação de diplomas estrangeiros de medicina.

Com oito anos do curso de medicina, a UFMT publica periodicamente editais ordinários de revalidação de diplomas de medicina e possui uma longa ficha de diplomas estrangeiros apostilados no Brasil.

Essa não foi a primeira universidade pública a ofertar vagas de tramitação simplificada seguindo um notável movimento no Brasil que oportuniza a revalidação de diplomas estrangeiros de medicina.

Por isso, apesar das poucas vagas ofertadas, a publicação do edital por si só foi uma grande vitória para os médicos formados no exterior.

E se você ainda não sabe como funciona a revalidação simplificada, tem texto explicando isso aqui no blog.

O Edital 002/FM/2022 TRAMITAÇÃO SIMPLIFICADA, deixou aberto de forma permanente as inscrições com o limite de análise em fluxo contínuo de 05 (três) vagas.

Com a fila de espera aberta, muitos candidatos se inscreveram a fim de ter seus documentos analisados, mas ficaram limitados quanto aos demais editais em razão do risco de concomitância.

A Universidade tem autonomia para analisar e organizar os devidos procedimentos internos de revalidação, entretanto esses longos prazos e falta de previsão ferem as Normativas que regulamentam o processo de revalidação de diplomas.

Tendo em vista que essa fila está imensa e nem os cinco primeiros inscritos tiveram suas análises documentais concluídas, fica o questionamento: o que fazer?

Administrativamente, é possível requerer através dos contatos oficiais as informações acerca do edital e dos procedimentos, mas é improvável que dessa forma você consiga acelerar as análises e ter uma previsão de quando será chamado.

Por outro lado, a via judicial nos possibilita ter alguma previsão de tempo porque, em razão dos prazos estabelecidos pela lei que foram não respeitados, é possível que ajuizemos uma ação com a finalidade de proteger seu direito.

É possível porque, infelizmente, na maioria das vezes a revalidação simplificada só se dá por via judicial no Brasil.

Seguimos em 2023 trabalhando para que um dia, você não precise recorrer ao judiciário para ter seu direito de revalidar de forma simplificada atendido.

#vamosjuntosrevalidar

Compartilhar:

Publicações Relacionadas

Junte-se a Nós
Nessa Jornada de Revalidação

Conte com suporte jurídico especializado na defesa de seus direitos

Advocacia especializada em revalidação simplificada de diplomas estrangeiros de medicina