As últimas notícias e informações
sobre revalidação simplificada

Nosso blog dedicado a descomplicar o universo
da revalidação de diplomas de medicina

As últimas notícias e informações
sobre revalidação simplificada

Nosso blog dedicado a descomplicar o universo
da revalidação de diplomas de medicina

OS Editais De Revalidação Mais Esperados Em 2023

Os Editais De Revalidação Mais Esperados em 2023

Todo início de ano é aquela correria para aqueles que ainda não se atentou para a revalidação de diploma de medicina e 2023, em especial, começou cheio de oportunidades.

Já em janeiro o INEP abriu as inscrições para o Revalida 2023/1 e, agora em fevereiro, o 26º ciclo do Programa Mais Médicos fez a chamada de médicos intercambistas para atuação nas aldeias indígenas.

Felizmente as oportunidades para exercer a medicina no Brasil não param por aí.

Para além do Revalida Inep 2023/2 que acontecerá no segundo semestre do ano, há também a espera dos editais ordinários de complementação publicado por faculdades públicas.

Os editais ordinários de complementação é mais uma forma para revalidar o diploma de médico graduado do exterior e nesse artigo eu vou comentar sobre os dois editais mais esperados para esse ano de 2023, além de te dar algumas dicas para não perder essas oportunidades.

Editais ordinários de complementação

Os editais ordinários de complementação são publicados por Universidades Públicas Brasileiras com a finalidade de oportunizar a revalidação de diplomas de medicina no Brasil.

Diferentemente do Revalida Inep, nesses editais os candidatos têm a oportunidade de realizar estudos complementares para apostilar o diploma caso não atinjam a pontuação necessária nas primeiras fases.

Como funciona

Esses editais ocorrem por etapas em que as duas primeiras são de avaliação e as demais de complementação.

Na primeira e na segunda fase, o candidato realiza provas para provar o conhecimento técnico e aptidão clínica.

Caso atinja nos exames a média estabelecida pelo edital, o candidato tem o seu diploma apostilado.

Mas caso não atinja, é facultada uma complementação dos estudos paga.

O candidato paga a mensalidade da complementação, assim como paga uma taxa para se inscrever no certame.

A mensalidade da complementação da Universidade de Gurupi – UnirG, por exemplo, custa R$ 7.000,00 (sete mil reais), conforme o último edital ordinário publicado em 2022.

Via de regra é que os estudos complementares durem 12 meses.

As Instituições Revalidadoras

Não são todas as Universidades Públicas que publicam editais ordinários e não há uma periodicidade definida para publicação, isso varia entre as faculdades.

Para que ela publique um edital de revalidação é necessário que já possua em sua grade o curso que está ofertando a complementação, além de uma comissão para organizar esses processos.

Com exceção da Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT, nenhuma outra faculdade publica periodicamente os editais ordinários.

Nesses moldes, a Universidade do Estado do Pará – UEPA, por exemplo, já publicou até hoje dois editais ordinários de complementação, bem como a Universidade Estadual do Maranhão – UEMA que publicou até hoje somente um.

E editais ordinários mais aguardados:

Em 2º lugar, a Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT, a mais tradicional universidade de revalidação do Brasil, é a única que publica editais de revalidação periodicamente, logo esperasse que em 2023 nós tenhamos mais um edital com tramitação ordinária publicado, mas sem previsão de qual semestre do ano.

Vale lembrar que o edital de revalidação da UFMT com tramitação simplificada está permanentemente aberto e temos um texto sobre esse edital aqui no blog.

E em 1º lugar, a Universidade de Gurupi – UnirG, que já se pronunciou sobre a publicação de um edital ordinário de revalidação em 2023 com previsão para o primeiro semestre do ano.

Fique de olho na concomitância

OS Editais De Revalidação Mais Esperados Em 2023
Você não pode se inscrever em mais de um edital de revalidação simultaneamente.

Você não pode se inscrever em mais de um edital de revalidação simultaneamente.

A lei que regulamenta os processos de reconhecimento de diplomas no Brasil, veda a solicitação de revalidação de diplomas iguais e simultâneos em Instituições Revalidadoras diferentes.

Essa regra só não se aplica à revalidação simplificada que pode ser requerida concomitantemente à inscrição no Revalida Inep ou em edital ordinário.

Fique de olho nessas questões pois concomitância é hipótese de desclassificação do certame, e nesse caso você não recupera o tempo nem o dinheiro investido.

Não perca os prazos dos editais

Como não há muita publicidade acerca desses editais, é importante estar sempre alerta nos sites das universidades e quem divulga essas informações.

Seguir o perfil das universidades nas redes sociais (normalmente Instagram e Facebook) é uma forma de ficar atento às publicações dos editais.

Para acessar as publicações oficiais, salve na sua barra de favoritos o link da aba de informes das universidades.

E claro, me seguir nas redes sociais também é uma forma de se manter informado sobre os editais, sempre compartilho arquivos e links para inscrição.

Além do nosso Calendário Revalida, nossas redes sociais estão ativas com o propósito de compartilhar as novidades e de me manter mais próxima de todos.

No mais, eu espero que essas informações tenham ajudado você e sigo de olho em todas as oportunidades para te manter informado.

2023 é o ano da sua revalidação e você pode contar comigo nessa jornada!

Compartilhar:

Publicações Relacionadas

Junte-se a Nós
Nessa Jornada de Revalidação

Conte com suporte jurídico especializado na defesa de seus direitos

Advocacia especializada em revalidação simplificada de diplomas estrangeiros de medicina